Alongamento: o que é, e quais os seus benefícios

Comentários (0)

alongamento

Você sabe qual é a importância e quais os benefícios do alongamento?

O alongamento é um tipo de atividade física destinada a manutenção ou melhora na flexibilidade, obtida através do aumento de comprimento das fibras musculares, e muito importante para auxílio em atividades como ginástica e corrida, Yoga e o balé, em reabilitação como a fisioterapia, entre outros.

Benefícios do alongamento

Para entender os benefícios, é importante saber o porque de precisarmos dele. Primeiramente, quanto mais estiver alongado um músculo, melhor será a movimentação da articulação que ele comanda, e assim, maior a flexibilidade. Consequentemente, esta flexibilidade mantém um bom funcionamento do corpo, proporciona uma melhor elasticidade e previne lesões. O alongamento deixa o corpo mais solto e leve porque prepara para as atividades físicas, e ativa a circulação. A chance de ocorrer uma lesão por problemas de flexibilidade, é bem menor. Além disto, possui todos os outros benefícios já conhecidos das atividades físicas, que se aplicam também ao alongamento.

Tipos de alongamento

Na maioria dos casos, todos podem e devem praticar alongamentos. Claro que com o devido cuidado e acompanhamento, principalmente se não houver experiência. Existem diversos tipos, porém eles são indicados para cada caso e por cada profissional. Os principais são:

– Estático
– Isométrico
– Balístico ou Dinâmico
– Passivo Estático ou Dinâmico
– Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva
– Contrair-Relaxar
– Contrair-Relaxar-Oscilar
– Contração-Relaxamento
– Antagonista-Contração

Encurtamento muscular

Quando fazemos muitos movimentos curtos, de forma repetitiva e frequente, as fibras musculares tendem a se aproximar e perder elasticidade. Isto ocorre especialmente em pessoas sedentárias, porque passam muito tempo sentadas, deitadas ou no computador. O encurtamento muscular é o oposto do alongamento, trazendo uma série de prejuízos a saúde, porque os músculos não se movimentam da maneira como deveriam. O encurtamento muscular pode comprometer a postura e dificulta bastante a mobilidade, inclusive em atividades simples do dia-a-dia, favorecendo as lesões.

Concluindo, alie a prática de atividades físicas a uma boa dieta, e obtenha muitos benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *