BCAA: o que é, benefícios e como tomar

Comentários (0)

BCAA o que é e como tomar

Para quem acompanha o mundo dos suplementos, a sigla BCAA é uma velha conhecida. Significa Branched Chain Amino Acids, o que em português quer dizer aminoácidos da cadeia ramificada – leucina, valina e isoleucina, nas proporções 2:1:1 ou 8:1:1. O BCAA tem aproximadamente 35% dos aminoácidos essenciais presentes na proteína muscular, e é por este motivo indicado para quem deseja manter ou aumentar a massa muscular. BCAA é encontrado em cápsulas ou pó, sendo que neste último geralmente temos um melhor custo-benefício, devido ao maior número de porções por embalagem. Geralmente a quantidades do produto em cápsulas é bem menor.

Os benefícios do BCAA são inquestionáveis, mas o custo-benefício deste tipo de suplemento é algo a observar. Especialmente porque encontramos estes aminoácidos dentro do whey protein e outras fontes de proteína. Em em alguns casos específicos o uso é interessante, mas não representa uma grande vantagem para a maioria das pessoas.

Como tomar BCAA

Uma dúvida frequente entre os consumidores de suplementos, é de como tomar BCAA. Por ser uma fonte de energia e recuperação muscular, o BCAA pode ser consumido antes, durante ou depois dos treinamentos. Antes do treinamento, geralmente é indicado para manter-se nutrido durante o período que estará praticando as atividades, dando energia e evitando o catabolismo. O mesmo vale para o período intra-treino, nos casos onde o treinamento é extenso ou intenso demais, como para atletas profissionais. Depois do treinamento, é utilizado para recuperação e construção dos músculos, após o grande stress nas fibras musculares.

A quantidade a ser utilizada depende muito da necessidade de cada pessoa. As recomendações do fabricante devem ser observadas também. Geralmente indica-se 2g a 5g, mas atletas em nível mais elevados costumam consumir facilmente 10g ou mais. Fique atento ao seu investimento financeiro, já que é um suplemento com menor custo-benefício. Observe a quantidade do produto vendido nas versões em pó e em cápsulas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *