Catabolismo: um guia de como evitá-lo

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Catabolismo

Catabolismo pode ser um dos principais inimigos para o ganho de massa muscular e aumento de desempenho. Entenda um pouco mais sobre como evitar o catabolismo.

O catabolismo é o oposto do anabolismo (um processo tão desejado), e consiste na degradação de elementos para obtenção de energia. Caso o corpo não esteja bem nutrido e em condições ideais, os músculos podem ser catabolizados e, consequentemente, pode ocorrer a queda de desempenho e até a perda de massa muscular.

Você certamente não quer perder aquele músculo que batalhou tanto para conquistar. Portanto, fique ligado nas principais dicas e saiba como evitar o catabolismo:

Não fique muito tempo sem se alimentar e se alimente bem

Manter uma alimentação saudável, regular e com os nutrientes que você precisa, é uma das principais formas de evitar o catabolismo. Não existe uma regra, mas o ideal é que as calorias de sua dieta sejam bem distribuídas entre 5 e 6 refeições diárias. Como resultado, você terá refeições mais equilibradas e com menas oscilações calóricas.

Treine menos e com a intensidade apropriada

O treino pesado é muito catabólico. As reações que ocorrem depois dele é que são anabólicas. Um bom treino é rápido e intenso o suficiente para provocar os estímulos que seu corpo precisa para crescer. Não faça mais do que o necessário, e se for inevitável, você pode contar com o auxílio de suplementos para quebrar o catabolismo.

Descanse e durma bem para reduzir o catabolismo

O anabolismo ocorre durante o descanso, então descanse e durma bem. Um treino rápido e intenso exige um descanso maior. Durma o suficiente para que a recuperação ocorra. Deixe também seu corpo nutrido para o longo período que ficará sem alimentação. Faça uma refeição leve minutos ou poucas horas antes de dormir, com base em proteínas time-release e gorduras boas.

Sobretudo, não esqueça de consultar um profissional da área antes de iniciar qualquer dieta ou treinamento.

Equipe Area Fitness

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