Creatina: o que é, para que serve e como tomar

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O que é creatina

Creatina é um dos melhores e mais baratos suplementos que você poderá comprar. É um produto que por ter um custo baixo, recebe poucos aditivos na composição, principalmente pelas marcas de menor renome. Consequentemente, é mais fácil de comprar um produto de qualidade.

A creatina é uma amina sintetizada pelo corpo, mas que pode ser obtida também através da alimentação. Ela ajuda a aumentar a força, energia e auxilia na redução da fadiga, principalmente nos exercícios mais intensos, através de um incremento nos estoques de ATP. Se você tem mais força e energia, consegue treinar mais intensamente e, se treina mais intensamente, os resultados são melhores.

Muitos autores indicam que a creatina é um dos suplementos mais efetivos, inclusive porque existem estudos que comprovam esta eficiência. Junto ao whey protein e outras fontes de proteína, os multivitamínicos e cafeína, é um dos suplementos preferidos dos atletas.

Como tomar creatina

Uma dúvida muito comum que surge, é de como tomar creatina. Por ter um efeito cumulativo, os benefícios ocorrerem quando a creatina chega ao músculo. Não existe a comprovação de um melhor horário para o uso, mas geralmente é consumida antes ou após os treinamentos. Muitas pessoas consomem em um shake com whey protein no pré/pós-treino. A dosagem fica em torno de 3g a 5g, podendo ser mais no caso de usuários avançados, tomadas uma ou duas vezes ao dia, conforme a dosagem.

Algumas pessoas fazem uma saturação nos primeiros dias, mas não existem estudos que mostrem os benefícios usando desta forma. Para quem não conhece, a saturação seria o uso de 5g de creatina 4 vezes ao dia, por 5 dias em média. Após isto, seria usado a dosagem convencional até o fim do ciclo, como manutenção. Na prática, como dito, a diferença é imperceptível. Concluindo, um custo-benefício maior é observado fazendo o uso em uma dosagem constante, inclusive nos dias em que não houver treino.

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