Dieta: a melhor para emagrecer e ter saúde

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Afinal, qual é a melhor dieta para emagrecer e ter saúde? A resposta é simples: a melhor dieta é aquela mais fácil de seguir, e que fornece todos os nutrientes de que você precisa.

Simples assim? Depende. Como poderá ver, isto é bem relativo. Cada pessoa pode se dar melhor com uma. Para exemplo, existe uma dieta, eleita pela American Heart Association, como uma das mais indicadas. É a dieta mediterrânea.

Em primeiro lugar, já conhecemos os problemas de saúde gerados pelo excesso de alimentos industrializados. Temos por exemplo a obesidade, diabetes, hipertensão, alguns casos de câncer, entre muitos outros. A dieta mediterrânea é baseada em uma alimentação mais próxima da qual os nossos antepassados consumiam. Porque foca em alimentos que não tem todo este processamento. É originária da região que forma o mediterrâneo, e não conta com toda a industrialização e processamento existente nos alimentos hoje em dia. A proposta dela seria basicamente a de consumirmos frutas, verduras e legumes, grãos, cereais, oleaginosas, peixes e carnes magras, alguns derivados do leite, azeite de oliva e alimentos integrais, livres destes males.

A dieta é caracterizada pelo baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, doces e produtos industrializados, e alimentos ricos em açúcar ou gordura.

Exemplo de dieta

Desjejum: 1 copo de leite (desnatado) + 2 fatias de pão integral com ricota + 1 fatia de melão;
Lanche da manhã: 3 torradas integrais de arroz + manteiga + 2 nozes;
Almoço/Jantar: meia posta de salmão grelhado + arroz integral + salada de alface crespa, tomate e cebola, azeite + 1 banana;
Lanche da tarde: 1 iogurte natural + 1 colher de chá de linhaça + 1 tapioca com queijo branco light + 1 maçã;

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Para concluir, calcule suas necessidades calóricas diárias e procure ficar dentro destas metas. Além disso, procure sempre utilizar mais estes alimentos recomendados. Uma sugestão é compor os macronutrientes da alimentação em 50% de carboidratos, 30% de proteínas e 20% de gorduras boas, divididos equilibradamente entre as refeições. Variar na fonte dos alimentos é sempre muito importante para obter os nutrientes necessários. Na dúvida, sempre consulte um profissional.

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