Musculação: o que é, benefícios e por que fazer

Comentários (0)

Musculação

Musculação é um termo muito conhecido para o treinamento de força, uma forma de exercício contra a resistência. Existem outras formas de exercícios que usam a resistência e pesos, mas quando nos referimos a musculação, geralmente é aquela atividade praticada em academias com o auxílio de barras, pesos, halteres, máquinas e até mesmo o próprio peso corporal.

A musculação é uma forma de treinamento usada tanto para melhora de desempenho físico, quanto para estética corporal, porque promove o aumento de massa muscular. Fora isto, tem uma série de benefícios para a queima de gordura, por que acelera o metabolismo e favorece a utilização de gorduras como meio de energia. Sobretudo, ela auxilia na manutenção da saúde (postura, mobilidade, tratamento de doenças e etc.).

Existe um certo preconceito relacionado à musculação, geralmente devido a uma crença infundada de que não é seguro para a saúde. Na verdade é um esporte muito completo, e que serve de base inclusive para o aprimoramento em outros esportes. Se aliado a algumas práticas aeróbicas, é um cenário perfeito para manter uma boa saúde. E não existem restrições: todos (em condições normais) podem praticar, claro que com a devida avaliação e acompanhamento profissional, já que exercícios feitos da forma errada podem ser prejudiciais. Inclusive jovens e idosos.

Por que fazer musculação? Quais os benefícios da musculação?

A musculação oferece uma série de benefícios, porque deixa o corpo mais bonito e atlético; aumenta a força, resistência, postura e flexibilidade; melhora a saúde cardíaca; auxilia no emagrecimento e queima de gordura; diminui o stress e aumenta da auto-estima; melhora a densidade óssea; melhora o sono e o desempenho sexual;

Por fim, os benefícios vão além da parte estética. Se feito com regularidade e um bom acompanhamento, você só tem a colher benefícios. Todavia, não é um esporte que exige um grande investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *