Whey protein: o que é e como tomar

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Whey Protein

No processo de extração do soro, durante a transformação do leite em queijo, é que surge o Whey Protein. Whey Protein é uma fonte de proteína de alto valor biológico (100). Seu valor biológico é superior a fontes como frango (79), peixe (83) e carne vermelha (80). Este valor biológico e a praticidade no consumo, são as principais vantagens do Whey Protein. O produto também possui uma alta concentração de BCAA e Glutamina. Junto da creatina, são os suplementos mais vendidos no mundo.

Para entender a importância do Whey Protein, precisamos primeiro saber da importância das proteínas para a manutenção e crescimento muscular. Não há construção de músculos sem proteína, mas não é só isto, a proteína desempenha muitos outros papéis no organismo. As proteínas estão presentes em todas os tecidos e células. Elas formam os principais elementos estruturais do corpo, e ainda elas não podem ser armazenadas pelo corpo, como a gordura.

Muitos nutricionistas defendem o consumo de 2g ou mais de whey, por quilo de peso corporal. Mas alguns atletas profissionais chegam a consumir 4g ou mais. Agora, calcule um homem com 80Kg, ingerindo 4g de proteínas por quilo corporal. Seria necessário mais de 1Kg de carne / 50 ovos por dia. Claro que isto no caso de atletas, mas mesmo em casos normais, muitas pessoas não chegam a consumir o necessário. É aí que entra a suplementação com whey protein.

Como tomar whey protein

Uma dúvida muito comum é de como tomar whey protein. O whey protein pode ser consumido antes, durante ou depois dos seus treinamentos.

Antes, é indicado para manter-se bem nutrido durante o período de atividade física, porque promove energia e também evita o catabolismo.

No período intra-treino tem a mesma função, mas é indicado no caso de treinamentos intensos ou extensos, como para atletas profissionais.

No pós-treino, é utilizado para recuperação e reconstrução muscular. Algumas literaturas recomendam o consumo pós-treino junto de uma fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, porque melhoraria a absorção e evitaria o uso da proteína apenas como energia. Em relação a dosagem, os fabricantes indicam 30g a 35g do suplemento na média, o que fornece cerca de 25g de proteínas. Mas fique atento que a dosagem varia de produto para produto, e conforme a necessidade de cada pessoa.

Sempre consulte um profissional antes de usar whey protein, já que o uso indiscriminado pode trazer riscos.

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